FECHAR
LOGÍSTICA REVERSA
DE LUBRIFICANTES
Página Inicial | O Programa


É o sistema de logística reversa de embalagens plásticas de lubrificantes pós-consumo, estruturado e disponibilizado pelos fabricantes, importadores e distribuidores de lubrificantes.

As embalagens devolvidas pelos consumidores aos canais de revenda assim como aquelas por estes geradas são entregues pelos comerciantes diretamente às Centrais ou aos Caminhões de Recebimento dotados da mais moderna tecnologia embarcada que também os direcionam para esses centros de recebimento. Nesses centros as embalagens plásticas recebem um tratamento inicial possibilitando seu encaminhamento para as empresas recicladoras licenciadas. Visando à movimentação desse volume, é necessária uma gerenciadora operacional por estado, responsável pela administração das diversas Centrais de Recebimento bem como pelo suporte a uma frota de caminhões de recebimento especializados com alta tecnologia de controle.

Estes caminhões são dotados de sistema de monitoramento e transmissão de dados on-line através de tecnologia GPS e GPRS, respectivamente, permitindo o acompanhamento dos veículos em suas rotas e as informações relativas às quantidades de plástico recebidas dos comerciantes visitados.
Apesar da forte atuação dos Fabricantes, Importadores e Distribuidores na estruturação do Programa Jogue Limpo, segundo a conceituação da recém sancionada Política Nacional de Resíduos Sólidos,-Lei 12.305 / 2010, (clique aqui) e regulamentada pelo Decreto 7404 de 23/12/2010 (clique aqui), a responsabilidade legal do Programa é compartilhada por toda uma cadeia de agentes que tem participação fundamental para o êxito do sistema de logística reversa:
  • Consumidor pessoa física: deve devolver a embalagem usada aos canais de comercialização;
  • Rede de Revenda e demais comerciantes varejistas: devem receber as embalagens entregues pelo consumidor pessoa física e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o serviço de recebimento itinerante ou encaminhando-as diretamente às centrais de recebimento.
  • Comerciantes atacadistas: devem receber de seus clientes revendedores ou consumidores e armazená-las de forma adequada, em conjunto com aquelas geradas em seu próprio estabelecimento, disponibilizando-as para o serviço de recebimento itinerante ou encaminhando-as diretamente às centrais de recebimento.
Após a devolução pelo consumidor as embalagens plásticas poderão ser devolvidas diretamente nas Centrais de Recebimento ou aos caminhões especializados que visitam de forma programada pontos pré-cadastrados. Os sacos de embalagens plásticas de lubrificantes que lhes forem disponibilizados serão eletronicamente pesados, transferindo estes dados automaticamente para o Site Jogue Limpo. No ato da pesagem, é emitido um comprovante que poderá ser exigido pelo órgão ambiental por ocasião do processo de licenciamento. Os frascos recolhidos são levados para as Centrais de Recebimento, onde o material é prensado, armazenado e, posteriormente, remetido a uma recicladora.

Na recicladora, o material é triturado e, depois de submetido a um processo de descontaminação do óleo lubrificante residual, passa por extrusão para ser transformado em matéria-prima de novas embalagens e outros produtos plásticos, retornando à cadeia de produção.

Deste modo, cria-se um ciclo virtuoso, que evita o desperdício de um material plástico derivado do petróleo e que se fosse jogado na natureza teria um período de degradação na faixa de 400 anos.
Para que o programa Jogue Limpo seja devidamente gerenciado, foi desenvolvido um sistema que disponibiliza informações importadas diretamente das balanças eletrônicas imediatamente após a pesagem no ato da devolução das embalagens aos fabricantes, importadores e distribuidores. Assim, é possível que as associadas ao programa e as agências ambientais visualizem periodicamente as informações disponíveis relativas às quantidades de embalagens devolvidas pelos consumidores através dos canais de comercialização e encaminhadas à reciclagem.
Home | O Programa | Abrangência Geográfica | Parceiros | Newsletter | Fale Conosco
145410 acessos

Esse site é um site de comunicação e suporte ao Programa Jogue Limpo, a parte de comunicação é de livre acesso, a Área de suporte é restrita aos usuários do Programa Jogue Limpo.

©Programa Jogue Limpo - 2012 Todos os direitos reservados